24.10.12

Procon leva advertência adiante e aciona SBT na Justiça


A situação não anda nada boa para o SBT. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o Procon está entrando com um processo administrativo contra a emissora devido às exibições de merchandisings em “Carrossel”. Segundo o diretor de Fiscalização da Fundação, Renan Ferraciolli, não é leal com a criança misturar publicidade com conteúdo.
Depois de duas reuniões, o SBT se comprometeu em não envolver as crianças nos anúncios dos produtos, continuando com os merchans apenas no núcleo adulto. Porém, o Procon está irredutível, e quer proibir qualquer tipo de publicidade durante a trama. Se o processo for adiante, a multa pode chegar a R$ 6 milhões.
Em contrapartida, o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, alega o seguinte: “Somos a favor de regras claras e de agir com responsabilidade. Mas, se a gente não pode fazer merchandising, ninguém deveria poder”. Ele se refere a outras novelas que possuem um público infantil cativo, como por exemplo “Malhação”, onde 14% da audiência é composta por menores de 11 anos. Procurada, a Rede Globo garante que suas ações publicitárias não têm “apelo infantil nem crianças como protagonistas”.





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